Cursos de Capacitação Comunitária 

Realizados durante a Fase 2 do QUIPEA, os Cursos de Capacitação Comunitária foram apontados como uma demanda prioritária pelas próprias Comunidades Quilombolas durante o 1º Encontro Regional, realizado em maio de 2010. Na ocasião, foi entendido que os cursos permitiriam a capacitação de jovens e comunitários em geral em diversas áreas de qualificação.

 

O processo de discussão e decisão sobre a capacitação aconteceu em reuniões realizadas com as 20 comunidades durante o ano de 2013, onde cada uma delas escolheu o curso desejado. A partir da escolha dos cursos pelas comunidades foi feito um levantamento das instituições ofertantes em cada município ou em municípios vizinhos. Esse levantamento contemplou até três instituições por curso e foi apresentado às comunidades em novas reuniões, onde aconteceu a escolha e os primeiros levantamentos de dias e turnos para realização das aulas.

 

A partir de setembro de 2013 foram realizadas as reuniões com as comunidades para a escolha dos cursos, que foram ministrados entre o segundo semestre de 2013 e o segundo semestre de 2014. Ao todo, foram 22 cursos e 581 quilombolas participantes.

 

 

 

Módulo Básico


Antes do início dos cursos específicos escolhidos por cada uma das vintes comunidades, a Equipe Executora, através das Coordenadoras de Campo Quilombolas, ministrou para o participantes um Módulo Básico onde foram apresentadas e discutidas questões sobre a  Educação Ambiental, a Identidade Quilombolas e os direitos que são garantidos aos descendentes de quilombo no país.

 

 

Galeria de Fotos

OPERADOR:

ÓRGÃO LICENCIADOR:

A realização do QUIPEA é uma medida mitigadora exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal conduzido pelo IBAMA.