O que é um PEA?

As empresas que realizam exploração de petróleo e gás natural no território marítimo brasileiro precisam cumprir diversas normas exigidas pelo Ibama para obter suas licenças ambientais. Uma dessas medidas são os Projetos de Educação Ambiental (PEAs).

Esses projetos buscam diminuir os impactos das atividades de exploração e produção de petróleo a partir de processos educativos que estimulem e promovam a participação qualificada de diferentes grupos sociais sobre as decisões públicas que os afetam.

Com quem atuamos?

O QUIPEA é realizado desde 2010 e está presente em 21 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Palmares. Estas comunidades se encontram em oito municípios da Bacia de Campos.

 

Como atuamos?

O projeto se organiza em torno da Comissão Articuladora das Comunidades Quilombolas - um colegiado com dois representantes de cada comunidade que funciona como um espaço de aprendizagem e tomada coletiva de decisões.

Árvore QUIPEA

 

Please reload

O que é o QUIPEA?

O QUIPEA (Quilombos no Projeto de Educação Ambiental) é um PEA realizado pela Shell que busca atenuar os impactos da exploração de petróleo na região. 

O que queremos?

O projeto visa promover a participação qualificada das comunidades na gestão ambiental pública. Neste sentido, o QUIPEA atua para fortalecer a identidade quilombola e sua ancestralidade, além de incentivar a participação dos comunitários nos espaços de decisão sobre a gestão de seus territórios.

Comunidades Quilombolas Participantes do QUIPEA

Participam do QUIPEA 21 comunidades remanescentes de quilombos certificadas pela Fundação Cultural Palmares que estão presentes nas áreas de influência das atividades da Shell na Bacia de Campos. 

ABRIR MODO DE EXPANSÃO

Área de influência dos 

empreendimentos da SHELL

Clique para ampliar

OPERADOR:

ÓRGÃO LICENCIADOR:

A realização do QUIPEA é uma medida mitigadora exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal conduzido pelo IBAMA.