top of page

Evento na comunidade de Machadinha, em Quissamã, enaltece cultura quilombola

O município de Quissamã, no Norte Fluminense, foi palco, no dia 9 de julho de 2016, do II Encontro de Saberes do Quilombo de Machadinha, que buscou valorizar a cultura e as tradições quilombolas. Prova disso foi o lançamento do livro Flores da Senzala, de Dalma de Souza, moradora de Machadinha, que agradeceu o reconhecimento da comunidade para que seu projeto literário se concretizasse.

Após o lançamento do livro foi a vez de os presentes no evento desfrutarem de uma apresentação de jongo –ritmo centenário que tem raízes na cultura africana e foi considerado fundamental para o desenvolvimento do samba.

Embora o encontro de saberes seja um evento festivo, o presidente da associação de moradores de Machadinha, Wagner Nunes, aproveitou a oportunidade para criticar o preconceito contra negros, mulheres e índios: “No Brasil, a população negra é, sem dúvida, maioria, mas ainda somos um dos países mais racistas e preconceituosos do mundo. Estamos vivenciando momentos de grandes retrocessos nas políticas sociais e de inclusão. O ódio aos negros, às mulheres, aos índios e aos jovens nos mostram o quanto ainda precisamos avançar nas discussões de igualdade e respeito”.

shell@300x-8.png

OPERADOR:

ÓRGÃO LICENCIADOR:

A realização do Quipea é uma medida mitigadora exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal conduzido pelo IBAMA.

logo_quipea_final.png
bottom of page