top of page

Cartografia Social

Teve início no mês de junho/2019 a Cartografia Social do Quipea!

A Cartografia Social registra a história da comunidade contada pelos próprios moradores. A partir do olhar e dos depoimentos dos quilombolas, a atividade possibilita um mergulho nos territórios, destacando suas relações ambientais, culturais, sociais, políticas e econômicas.

As primeiras visitas para reconhecimento dos territórios aconteceram entre os dias 13 e 18 de junho de 2019, com apresentação da equipe técnica de campo, coordenada pelas antropólogas Eliane Cantarino O’ Dwyer e Deborah Bronz, da Universidade Federal Fluminense – UFF Essas primeiras tiveram como objetivo conhecer algumas histórias e lugares importantes das comunidades.

 

A cartografia abriu o olhar da história que não foi contada.

Rejane Oliveira - Educadora Popular

 

No mês de julho foram iniciadas as primeiras Oficinas de Cartografia Social nas comunidades quilombolas. Nestas oficinas, os membros das comunidades realizam conjuntamente desenhos/croquis com destaque de pontos importantes do seu território, além de trabalharem com mapa de satélite para a localização desses pontos.. A partir de objetivos e demandas definidas pelos quilombolas durante as oficinas, os mapas sociais são esboçados pelos próprios participantes.

Quer saber mais sobre a Cartografia Social? Clique aqui.


shell@300x-8.png

OPERADOR:

ÓRGÃO LICENCIADOR:

A realização do Quipea é uma medida mitigadora exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal conduzido pelo IBAMA.

logo_quipea_final.png
bottom of page