top of page

Quipea 23ª Reunião Ordinária da Comissão Articuladora adaptada para o isolamento da COVID-19

No último sábado, 4 de julho, aconteceu a 23ª Reunião Ordinária da Comissão Articuladora das Comunidades Quilombolas do Quipea. O encontro foi realizado pela primeira vez de forma virtual, diante da pandemia de COVID-19 e contou com a participação dos membros da Comissão Articuladora, dos representantes dos presidentes das associações, dos representantes do Ibama e Shell, além de toda equipe executora do projeto, reunindo um total de 46 participantes.

Durante a reunião, os representantes quilombolas puderam compartilhar como suas comunidades têm enfrentado a pandemia da COVID-19 e os desafios em tempos de isolamento social. Na sequência, a representante da Shell, Suely Ortega, contou como a empresa tem atuado em meio à quarentena, reforçou sobre os cuidados de prevenção à COVID-19 (Coronavírus) e as recomendações sobre a execução das atividades do projeto. O representante do Ibama informou sobre como o órgão está funcionando, de maneira remota e relatou sobre as orientações específicas para os Projetos de Educação Ambiental (PEAs) no atual cenário.

Além dos informes, a equipe executora apresentou as atividades que foram criadas e estão sendo desenvolvidas remotamente no período da pandemia, como a Campanha “Quipea na luta contra o Coronavírus”, e a criação do Grupo do Quipea no Facebook.

Foram apresentadas, ainda, atividades previstas no Plano de Trabalho que estão sendo adaptadas para forma virtual, como o acompanhamento dos Projetos de Base Comunitária e a elaboração de fascículos das comunidades que já receberam as Oficinas da Cartografia Social.

A reunião da Comissão Articuladora é um importante momento de troca e integração entre os participantes das comunidades, e assim também foi neste formato virtual. Em tempos de transformação para a sobrevivência saudável, é necessário pensar coletivamente em novas formas de realizar o Quipea, garantindo o Cuidado com a saúde, a segurança e o bem estar de todos, a Continuidade das ações possíveis, nutrindo a motivação dos participantes e a Identidade do projeto, nos adaptando de modo que consigamos manter o que é essencial e valioso, e assim vamos superar qualquer adversidade com resistência!

shell@300x-8.png

OPERADOR:

ÓRGÃO LICENCIADOR:

A realização do Quipea é uma medida mitigadora exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal conduzido pelo IBAMA.

logo_quipea_final.png
bottom of page