Encontros de Formação Continuada

Atualizado: 25 de abr.

Equipe executora do Quipea e o controle social e participação em espaços de gestão de políticas públicas.


Aprendizado e aprimoramento são diretrizes fundamentais para os projetos de Educação Ambiental demandados pelo Ibama, dentre eles o Quipea. Este aprendizado vale tanto para as comunidades quilombolas, quanto para os profissionais envolvidos no projeto. Na busca desse aprimoramento, a equipe executora participou, nos meses de fevereiro e março de 2022, de encontros de formação continuada com o tema “Controle Social e Participação em Espaços de Gestão de Políticas Públicas”.


Realizados de forma remota, nos dias 10/02, 04/03, e 10/03, os encontros contaram com a participação de 24 integrantes da equipe executora e do orientador pedagógico Frederico Loureiro, que conduziu a ação formativa separada em três momentos: fundamentos da participação social; experiências da equipe e participação social no Quipea. A atividade foi planejada com o objetivo de trabalhar e dialogar sobre a importância da participação ativa em espaços públicos de decisão, além da dinâmica de funcionamento destes importantes fóruns.


Momento 1 – Fundamentos da participação social

Inicialmente, foi realizada uma exposição dialogada a respeito dos processos de participação social, com como se dá o funcionamento dos conselhos de direito, fóruns livres e institucionais, além de comissões e comitês de bacia hidrográfica.

Momento 2 – Experiências da Equipe

Para aproximar os conceitos com o dia a dia do Quipea, num segundo momento, educadores ambientais e populares compartilharam suas experiências em diferentes espaços de participação social, como o Conselho de Promoção de Igualdade Racial, Conselho de Direitos da Mulher, Associação das Comunidades Quilombolas do Rio de janeiro, entre outros. Foi dado grande destaque à importância de os quilombolas participarem das discussões vigentes, defendendo os interesses dos seus territórios.


Momento 3 – A participação social no Quipea.

Por fim, foi realizado um levantamento da participação social das comunidades quilombolas participantes do Quipea, em seus respectivos municípios, verificando a necessidade de uma atuação mais intensa nestes fóruns, por parte dos comunitários, sempre buscando um maior crescimento e autonomia para os quilombos.


Levantamento dos espaços de participação das Comunidades Quilombolas do Quipea:


Região dos Lagos

Norte Fluminense

Região de São Francisco de Itabapoana com Espírito Santo



Destaques
shell@300x-8.png

OPERADOR:

ÓRGÃO LICENCIADOR:

A realização do Quipea é uma medida mitigadora exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal conduzido pelo IBAMA.

logo_quipea_final.png