ATIVIDADES DE FORMAÇÃO

Curso de Formação em Elaboração de Projetos

Aula com o professor Luís Felipe Umbelino no IFF de Campos dos Goytacazes
Aula com o professor Luís Felipe Umbelino no IFF de Campos dos Goytacazes

press to zoom
Turma reunida ao fim do segundo módulo
Turma reunida ao fim do segundo módulo

press to zoom
Aula com o professor Luís Felipe Umbelino no IFF de Campos dos Goytacazes
Aula com o professor Luís Felipe Umbelino no IFF de Campos dos Goytacazes

press to zoom
1/2

A demanda pelo curso veio do objetivo da fase 3 do Quipea, que é o de promover a autonomia das comunidades quilombolas no contexto do licenciamento ambiental, por meio de ações que fortaleçam a base comunitária. Já o formato do curso e os critérios de participação foram discutidos coletivamente na 11ª Reunião Ordinária da Comissão Articuladora das Comunidades Quilombolas do Quipea, realizada nos dias 10 e 11 de setembro de 2016, no município de Armação dos Búzios.

O curso foi elaborado em parceria entre o projeto Quipea e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) sob a Coordenação do professor Doutor Luís Felipe Umbelino. Com carga horária de 80 horas, o curso foi dividido em quatro módulos de 20 horas, com aulas práticas e teóricas. Os módulos foram realizados nos dias 03, 04, 17 e 18 de agosto no  Campus do IFF de Cabo Frio e nos dias 14, 15, 28 e 29 de setembro no Campus do IFF de Campos dos Goytacazes.

Participaram do curso 01 representante de cada uma das 21 comunidades quilombolas do Quipea e 05 representantes da Comissão Articuladora, que se comprometeram em dar retorno às comunidades na elaboração de futuros projetos. Como proposta de continuidade da atividade, a equipe executora auxiliará os cursistas e os representantes das comunidades quilombolas do Quipea no processo de candidatura a editais que possam contemplar os projetos das comunidades.

Formação continuada da equipe

Oficina de Integração
Oficina de Integração

press to zoom
Oficina de Comunicação Popular
Oficina de Comunicação Popular

press to zoom
Roteiro Pequena África
Roteiro Pequena África

press to zoom
Oficina de Integração
Oficina de Integração

press to zoom
1/4

Ao longo de 2019 foram realizadas cinco oficinas voltadas à formação da equipe executora.

A primeira atividade formativa foi a Oficina de Integração, que aconteceu entre os dias 20 de janeiro e 01 de fevereiro, no Rio de Janeiro e contou com a participação de toda a equipe. Esse foi um importante espaço de troca e planejamento.

As duas oficinas seguintes, que aconteceram em 15 de maio, 14 e 15 de agosto e tiveram as temáticas Educação Ambiental, Licenciamento Ambiental e Identidade Quilombola, além do aprofundamento sobre o Plano de Trabalho do Quipea Fase 3 (Rev.2).

Com objetivo de aprofundar o tema do 6º Evento Cultural Quilombola do Quipea: “Identidade quilombola: minha essência, nossa história”, durante a quarta oficina a equipe percorreu o roteiro da “Pequena África”.Essa experiência contribuiu para a reflexão sobre várias dimensões da vida dos africanos e seus descendentes, desde a chegada ao Brasil à resistência e celebração da cultura negra. Foram visitados pontos como: Largo de São Francisco da Prainha, Pedra do Sal, Instituto Pretos Novos (IPN) Cais do Valongo.

A última oficina realizada, ocorreu no dia 10 de setembro de 2019, com o tema ”Comunicação Popular”, tendo o objetivo de discutir as estratégias de comunicação voltadas às comunidades, além elaborar de maneira participativa os textos do Quipea Informa.

Curso de Formação para presidentes e diretores

das Associações Quilombolas do Quipea

forma_presid.jpg

Uma das atividades previstas no Plano de Trabalho do Quipea Fase 3 (Rev.2) é o Curso de Formação de Presidentes e Diretores de Associações, dirigido às comunidades quilombolas integrantes do Quipea. O curso ministrado pelas consultoras Aline Caldeira Lopes e Ana Cândida Gomes foi dividido em dois módulos: o primeiro aconteceu em mês de 2018 e o segundo foi realizado em mês de 2019. Como primeiro resultado, será realizada a entrega de um material para auxiliar os cursistas em relação às temáticas discutidas e trabalhadas no curso. Além disso, ocorrerá uma oficina para a devolutiva dos resultados e conquistas do curso, com a presença da consultoria e dos presidentes e diretores das associações quilombolas integrantes do Quipea

Capacitação das Associações Quilombolas

Em novembro de 2014, o QUIPEA realizou as oficinas para a Capacitação de Diretorias das Associações Quilombolas que representam as vinte comunidades do projeto. O objetivo das oficinas foi promover a formação de lideranças e fortalecer a organização das comunidades. Para isso, a Equipe Executora contou com a participação dos Presidentes das Associações Quilombolas, que pontuaram em reuniões anteriores os conteúdos que desejavam  para as capacitações. Visando atender todas as solicitações, o QUIPEA buscou apoio com a Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e com o Instituto Terra de Direitos. Ambas instituições participaram ativamente da formação dos representantes das Diretorias das Associações, ministrando conteúdos sobre a organização e o estatuto de uma associação e as políticas direcionadas para os quilombolas.

Seminários de Formação de Lideranças

  

Presentes no Plano de Trabalho elaborado para a Fase 2 do QUIPEA, os Seminários de Formação de Lideranças são voltados para os representantes da Comissão Articuladora e te como objetivo permitir que as lideranças reflitam sobre sua representatividade, aprimorem seu conhecimento sobre a questão quilombola e as políticas públicas específicas e se insiram nas discussões sobre o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) e processo de licenciamento. Ao todo foram realizados quatro seminários durante a Fase 2 do QUIPEA.

shell@300x-8.png

OPERADOR:

ÓRGÃO LICENCIADOR:

A realização do Quipea é uma medida mitigadora exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal conduzido pelo IBAMA.

logo_quipea_final.png