IV INTERCÂMBIO CULTURAL QUILOMBOLA

BREJÃO DOS NEGROS - SE

Entre os dias 08 a 11 de novembro de 2018, 40 representantes das comunidades quilombolas do Quipea participaram do 4º Intercâmbio Cultural. Esta atividade aconteceu no território quilombola Brejão dos Negros, localizado no município de Brejo Grande (Sergipe). Esse quilombo é composto por quatro comunidades, porém, as atividades ocorreram em duas comunidades, Brejão dos Negros e Resina.

 

Foram dois dias de vivência no território, onde foram abordados assuntos referentes à organização sociopolítica e conflitos territoriais vivenciados pelas comunidades locais. Além das discussões e visitas guiadas por pontos importantes na comunidade, como a sede da associação e a cooperativa de óleo de coco. Também houve a apresentação de manifestações culturais locais (grupo de dança afro e maracatu e oficinas de culinária local, dança e música afro, maracatu e de produção de óleo de coco.

 

Este intercâmbio cultural, além de promover a troca de saberes quilombolas, proporcionou a interação do Quipea com o Conselho Gestor do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC), instância coletiva de representação das comunidades do PEAC, que inspirou a criação da Comissão Articuladora do Quipea. Os participantes do intercâmbio também estiveram presentes na III Feira de Povos e Comunidades Tradicionais que contou com manifestações culturais, artesanatos e outras atrações das comunidades do PEAC.

shell@300x-8.png

OPERADOR:

ÓRGÃO LICENCIADOR:

A realização do Quipea é uma medida mitigadora exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal conduzido pelo IBAMA.