top of page

QUIPEA inicia 2016 com reunião inédita na sede do IBAMA


O mês de fevereiro começou intenso para as 20 comunidades que compõem o QUIPEA. Logo no primeiro dia deste mês, o auditório da sede do IBAMA, no centro no Rio de Janeiro, recebeu lideranças quilombolas, numa inédita reunião com comunitários de um Projeto de Educação Ambiental nesta instituição. Na pauta, os próximos passos do Projeto, suas atividades em 2016, esclarecimentos sobre processos ambientais e, principalmente, o acompanhamento pelos analistas ambientais.

Com versos do poeta uruguaio Mário Benedetti, a coordenadora de campo do QUIPEA,

Rejane Maria, iniciava o diálogo entre poder público e as comunidades:

"Se estamos longe como um horizonte/se lá ficaram as árvores e céu/ se cada noite é sempre alguma ausência e cada despertar um desencontro/você perguntará porque cantamos (...) - Este canto na verdade é luta. Lutamos hoje em memória aos nossos guerreiros antepassados” relembrou Jane, reforçando a vontade das comunidades de permanecerem cada vez mais unidas no futuro do projeto.

A luta quilombola e a pauta da cultura negra era declamada em estrofes e conversas na sede do orgão que zela pelo equilíbrio entre o ser humano e natureza dentro do território nacional. Demandada pelos próprios quilombolas, a reunião no IBAMA era aguardada desde o fim do ano passado e teve o objetivo de reinvidicar a continuidade do acompanhamento dos analistas ambientais nas atividades do QUIPEA, além de fortalecer os laços e promover esclarecimentos aos comunitários. O coordenador de Produção de Petróleo e Gás da CGPEG/ Ibama, João Carlos Nóbrega, ouviu as reivindicações dos representantes quilombolas, prestou esclarecimentos e elogiou a postura dos comunitários desde o início do projeto. Além de Nóbrega, os analistas ambientais Anderson Vicente, Lilian Lima e Mônica Serrão participaram da reunião. Representantes da emrpesa que coordena e realiza o projeto, da consultoria que o executa e membros das comunidades tiveram espaço para diálogo e esclarecimentos. Na reunião estavam presentes 15 representantes das 20 comunidades participantes do Projeto, além da Articuladora Social , Tânia Ferreira, e das Coordenadoras de Campo, Lucimara Muniz e Rejane Maria.


A próxima reunião do QUIPEA, desta vez com a comissão articuladora, acontece agora nos dias 27 e 28 de fevereiro no município de São Francisco do Itabapoana.


shell@300x-8.png

OPERADOR:

ÓRGÃO LICENCIADOR:

A realização do Quipea é uma medida mitigadora exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal conduzido pelo IBAMA.

logo_quipea_final.png
bottom of page