top of page

Encontro com as bases: equipe executora do Quipea percorre as 21 comunidades para apresentar o Período de Transição

  • sitequipea
  • há 12 minutos
  • 2 min de leitura

Entre os meses de agosto e outubro de 2025, a equipe executora do Quipea percorreu as 21comunidades quilombolas que fazem parte do projeto para apresentar o Período de Transição. Ao todo, foram 18 encontros, com a presença de 416 pessoas, que puderam conhecer o objetivo e as atividades previstas para este período, além de entender as atualizações que estão sendo propostas no licenciamento ambiental federal, a partir do Plano Macro - Plano Macrorregional de Gestão de Impactos Sinérgicos das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural, do Ibama.

Nas reuniões comunitárias foi apresentado que o Período de Transição, iniciado em julho 2025 e previsão de término em dezembro de 2027, terá como objetivo preparar as 21 comunidadesquilombolas para participarem dos programas de atuação (eixo 4) do Plano Macro. Também foiexplicado, em linhas gerais, que o Plano Macro foi criado com o objetivo de melhorar a formade analisar e diminuir os impactos socioambientais causados por grandes empreendimentos nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo. Este momento contou a exibição de um vídeo sobre o Plano Macro.

Durante as reuniões também foram apresentadas as ações formativas que fazem parte desta preparação, e que vão ocorrer ao longo de 2026 e 2027, com a presença de quatro representantes comunitários voluntários, e um representante escolhido pela associação quilombola. Serão quatro (4) formações microrregionais, que serão realizadas presencialmente, e formações contínuas on-line, com temas relacionados aos impactos da indústria de petróleo e gás nos territórios quilombolas e a participação de seus representantes nos espaços de controle social do orçamento público dos municípios, em especial naqueles voltados para as decisões sobre as políticas públicas que devem amparar as comunidades.

Reunião comunitária de apresentação do Período de Transição na comunidade de Graúna, em Itapemirim - ES
Reunião comunitária de apresentação do Período de Transição na comunidade de Graúna, em Itapemirim - ES
Reunião comunitária de apresentação do Período de Transição na comunidade de Conceição do Imbé, Campos dos Goytacazes - RJ
Reunião comunitária de apresentação do Período de Transição na comunidade de Conceição do Imbé, Campos dos Goytacazes - RJ

Além das ações microrregionais, serão realizados encontros com os 21 representantes das comunidades do Quipea. Feitos em período semestral, serão importantes para a troca de experiências relacionadas aos avanços e desafios microrregionais durante a transição, com foco na elaboração de estratégias regionais conjuntas para a inserção das comunidades quilombolas nos programas do eixo 4 do Plano Macro. O primeiro será realizado nos dias 13 e 14 de dezembro de 2025, no Rio de Janeiro.

Algumas atividades da Fase 4 terão continuidade no Período de Transição, como o Apoio ao 20 de novembro, a participação em espaços públicos de gestão, a divulgação de editais de financiamento de projetos, as formações para a equipe executora e a manutenção dos serviços de internet nas comunidades quilombolas. Além disso, as edições do Quipea Informa vão continuar a serem distribuídas às famílias, em caráter semestral, e serão feitos novos episódios do Quipeacast, além da produção de materiais de comunicação popular pelos educadores do projeto. Outras atividades também fazem parte do Período de Transição, como o apoio coletivo à construção de instrumentos de defesa do território e formações on-line.

Reunião comunitária de apresentação do Período de Transição na comunidade de Maria Romana, Cabo Frio - RJ
Reunião comunitária de apresentação do Período de Transição na comunidade de Maria Romana, Cabo Frio - RJ


 
 
 

Comentários


bottom of page