top of page

Líderes da área de Relações Externas da Shell visitam o Projeto Quipea na Comunidade Quilombola de B

O Time de Liderança de Relações Externas da Shell realizou um roteiro de viagens para conhecer de perto as equipes, os trabalhos e alguns projetos feitos nos diferentes países onde a Shell atua no mundo. Nessa visita ao Brasil, foram escolhidas 2 visitas à projetos, sendo um deles o Quipea.

Essa visita foi organizada pela equipe executora do Quipea em conjunto com a Associação de Remanescentes Quilombola de Baia Formosa. O evento aconteceu no dia 04 de abril e foi composto por três atividades: trilha étnico cultural ecológica, roda de conversa e apresentações culturais. Participaram desse encontro 12 representantes da Shell (4 representantes do time do Brasil; 6 representantes do time de liderança de Relações Externas; 1 Líder Regional de Performance Social para a América Latina e 1 Consultora de Comunicação Interna); 11 participantes da equipe Ambiental (coordenação, supervisão de campo, educadoras populares, educadora ambiental, apoiadores locais e time de logística); 05 representantes da Comissão Articuladora do Quipea das Comunidades Quilombolas de Sobara, Rasa, Baía Formosa, Botafogo e Maria Joaquina; além dos comunitários de Baia Formosa.

O mergulho na história do território quilombola de Baía Formosa (Armação dos Búzios – RJ), iniciou-se com a apresentação dos participantes por meio da música “Farinhada”. Após, houve a visita à Associação do quilombo e uma trilha guiada ao Núcleo Zebina, que representa uma parte do território quilombola de Baía Formosa. Durante esta visita, os participantes conheceram um pouco sobre a realidade da comunidade, sua história e seus processos de lutas e resistência. No retorno para o local do evento, os participantes puderam saborear as delícias da cozinha quilombola.

Em seguida, aconteceu uma roda de conversa sobre o projeto Quipea, abordando as temáticas sobre como as comunidades quilombolas da Região dos Lagos Fluminense enxergam os impactos provenientes da cadeia produtiva do petróleo, quais são suas estratégias para enfrentá-los e quais são os projetos de mitigação que ocorrem em outros países que a Shell possuí atividades. Por fim, houve a apresentação de jongo dos alunos da Escola Municipal Professora Lydia Sherman e da Ciranda de Baia Formosa.

A visita dos Líderes da Shell foi um momento muito importante para a valorização da Associação de Remanescentes Quilombola de Baia Formosa, pelo seu protagonismo na organização e realização dessa visita e pelo reconhecimento do sucesso do turismo de base comunitária realizado pela Associação. Foi evidente para todos a alegria e comprometimento da Associação, especialmente pelo zelo na execução das atividades e carinho com todos.

shell@300x-8.png

OPERADOR:

ÓRGÃO LICENCIADOR:

A realização do Quipea é uma medida mitigadora exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal conduzido pelo IBAMA.

logo_quipea_final.png
bottom of page