As atividades do Quipea continuam a todo vapor - junho de 2021

Atualizado: 3 de set. de 2021

O mês de junho foi de alta produtividade no projeto Quipea com uma série de atividades virtuais participativas. Destacam-se: a segunda live do Quipea, a reunião devolutiva do Curso de Presidentes e Diretores das Associações Quilombolas, a 28ª Reunião Ordinária da Comissão Articuladora das Comunidades Quilombolas do Quipea, a etapa final da implementação de alguns dos projetos de base comunitária e a revisão final dos fascículos da Cartografia Social. Para realização dessas atividades, foram necessárias muitas reuniões de planejamento, formação da equipe, além da avaliação por parte dos participantes.


A segunda live do Quipea aconteceu no dia 15 de junho, com o tema “Educação Ambiental no Licenciamento - estudo de caso sobre a Instalação do Porto no quilombo de Barrinha”. Participaram do encontro: Lucia Anelo (Professora Doutora em Educação Ambiental), Domenício José dos Santos (Liderança comunitária de Brejão dos Negros/SE), Maíra Moreira (advogada da Organização Terra de Direitos), Kelly Oliveira (representante do do PEA FOCO), Valdemira da Silva (presidente da Associação Rural das Mulheres Artesãs e Agricultores Quilombolas de Barrinha e participante do Quipea), além da mediadora Lucimara Muniz, educadora popular do Quipea. Nessa roda de conversa foi possível entender melhor os impactos decorrentes da instalação do terminal portuário nas comunidades de São Francisco de Itabapoana, além de proporcionar a troca de experiência entre os participantes sobre o enfrentamento de conflitos socioambientais. Este encontro contribuiu não só para o enfrentamento do conflito em questão, mas também para fomentar a reflexão sobre a importância da participação popular na gestão dos seus territórios e o papel dos PEAs na formação e organização comunitária. A transmissão ao vivo pelo Youtube e grupo fechado do Quipea no Facebook contou com cerca de 70 expectadores, mais de 300 comentários e 360 visualizações. Perdeu a discussão ou deseja assisti-la novamente?

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=EAstuGq8DUw




No dia 19 de junho foi realizada a Reunião Devolutiva do Curso de Formação de Diretores e Presidentes das Associações, que contou com a participação de 20 representantes de 10 Associações Quilombolas. Durante a atividade, foram apresentados os canais para atendimento jurídico presencial que atendem às comunidades do Quipea por região, os critérios para estes atendimentos, bem como os desafios e limitações dos serviços. Além disso, os participantes do curso tiraram suas dúvidas sobre o “Guia de Gestão: aprendizados do curso de Formação de presidentes e diretores das associações quilombolas”, material produzido a partir das discussões realizadas nos dois módulos do curso que aconteceu em 2018 e 2019.



A 28ª Reunião Ordinária da Comissão Articuladora das Comunidades Quilombolas do Quipea aconteceu no dia 26 de junho, com a participação de 46 participantes incluindo representantes das comunidades quilombolas, Shell e equipe executora do projeto. O encontro proporcionou mais um importante momento de troca sobre as atividades do Quipea, tendo como principal temática a apresentação da proposta metodológica para a elaboração do Plano de Trabalho da Fase 4. Também foram apresentadas as próximas atividades que serão realizadas pelo projeto, como a Cartografia Social (envio da versão final dos fascículos para aprovação das comunidades e planejamento da ação de lançamento dos fascículos), avaliação dos Projetos de Base Comunitária e distribuição do Quipea informa.


28ª Reunião Ordinária da Comissão Articuladora

Destaques
shell@300x-8.png

OPERADOR:

ÓRGÃO LICENCIADOR:

A realização do Quipea é uma medida mitigadora exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal conduzido pelo IBAMA.

logo_quipea_final.png